Guiado pela Lua. Xamanismo e uso ritual da ayahuasca no culto do Santo Daime. São Paulo, Brasiliense, 1992

Edward MacRae

Resultado de um trabalho de campo de muitos anos junto aos grupos religiosos do Santo Daime, com diversas viagens do autor à Amazônia e ao Céu do Mapiá onde está sediada a comunidade mais importante do Santo Daime, este livro pioneiro foi um dos primeiros a constituir o campo de estudos antropológicos sobre os usos religiosos da ayahuasca e a influência do xamanismo amazônico na cultura brasileira.

versão para impressão PDF

 


Guiado por la luna. Quito, Ed. Abyayala, 1998

Edward MacRae


Tradução do Livro Guiado pela Lua para o espanhol. (PDF)


El Santo Daime y la espiritualidad brasileña. Quito, Ediciones Abya-Yala, 2000

Edward MacRae

Este livro relata a história das religiões do Santo Daime, a partir do tronco criado por Raimundo Irineu Serra nos anos 30, seguido pelo Padrinho Sebastião, e enfoca os principais questões teóricas do uso de psicoativos na antropologia das religiões, destacando as relações do culto e da doutrina do Daime com outras vertentes da religiosidade brasileira como as religiões mediúnicas em geral e o kardecismo em particular.

versão para impressão PDF

 


Rodas de fumo: o uso da maconha entre camadas médias urbanas. Salvador, Editora da Universidade Federal da Bahia, 2000 (2a. edição, 2004)

Edward MacRae e Júlio Assis Simões


Este estudo toma por objeto um uso social específico da maconha: entre pessoas das camadas médias urbanas formalmente integradas à sociedade de consumo e ao mercado de trabalho, no pleno gozo de sua sanidade física e mental. Inicialmente, os autores procuram delimitar o tema à luz de dados sociológicos e históricos referentes ao uso da maconha no Brasil. Em seguida apresentam os resultados de uma pesquisa qualitativa envolvendo observação participante e entrevistas com usuários habituais e controlados de maconha em duas cidades brasileiras, São Paulo e Salvador, Na análise destacam-se, entre outros, dados sobre iniciação ao consumo, percepção dos efeitos, desenvolvimento de controles informais do uso, estratégias de aquisição e associação do uso com outras atividades. Com base nesse material, os autores argumentam em favor da importância de se considerar o ponto de vista dos usuários de substâncias psicoativas para se obter uma compreensão mais abrangente do "problema das drogas", além da consideração unilateral de seus efeitos farmacológicos, e dessa forma, contribuir para uma ação educativa e preventiva mais eficiente.

versão para impressão PDF

 


Guided by the moon - shamanism and the ritual use of ayahuasca in the Santo Daime religion in Brazil. Livro virtual publicado pelo Neip

Edward MacRae

Tradução do Livro Guiado pela Lua para o inglês:
clique aqui para navegar no livro virtual
versão para impressão (PDF)



O que é homossexualidade? Coleção Primeiros Passos. São Paulo – SP: Abril Cultural/Editora Brasiliense, 1985. 126 páginas. (Palavras-chave: Homossexualidade; Identidade Homossexual; Movimentos Sociais; História da Homossexualidade)

Edward MacRae e P. Fry

Este livro retira a homossexualidade do campo da medicina e da psicologia para observá-la sob a ótica da cultura e da política, no sentido mais amplo desta palavra. A situação brasileira contemporânea serve de ponto de partida para essa reflexão: da afronta de Caetano (“é proibido proibir”), passando pela rígida separação do feminino e do masculino até o surgimento da consciência homossexual.

versão para impressão (PDF)

 


A Construção da Igualdade - Identidade Sexual e Política no Brasil da ‘Abertura’. Campinas – SP: Editora da UNICAMP, 1990. (Palavras-chave: Homossexualidade; Homossexualismo; Identidade Homossexual; Movimento Social; Ativismo Político; História do Movimento Homossexual)

Edward MacRae

Ao estudar um movimento de homossexuais, o autor trabalha com uma dupla problemática: de um lado, a dos movimentos sociais, de outro, a da homossexualidade. Procura assim, a partir de uma perspectiva antropológica, integrar duas dimensões de análise, a sóciopolítica e a cultural. Privilegia o aspecto cultural e não natural da sexualidade, mostrando como ela é socialmente construída e investigar este contexto no Brasil, a partir da década de 1960, durante uma profunda transformação das concepções e das práticas relativas à homossexualidade.

versão para impressão (PDF)


Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil que permite a utilização para fins não comerciais.
>>início >>pesquisadores >>livros >>teses >>textos >>imagens >>eventos >>mapa >>contato >>créditos